![]() |
「 O GUARDIÃO DO EXO 」
Os leitores da <Esquire> podem não estar tão interessados em idols ou na Indústria de Entretenimento. Foi por isso que decidimos descrever o EXO para vocês em figuras, assim como os adultos em <O Pequeno Príncipe>.
Nos últimos tempos, mesmo que o mercado de álbuns físicos tenha quase desaparecido, EXO vendeu 1.000.000 (1 milhão) de cópias de cada um de seus álbuns. O nível foi tanto que quando lançaram seu 2º álbum, guichês específicos para álbuns do EXO foram instalados [nas lojas]. Para reservar os ingressos para o seu concerto, mais de 2.000.000 (2 milhões) de pessoas tentaram acessar [o site], o que resultou na queda do servidor.
Quando [eles] vão à eventos como programas musicais, os fãs trazem junto lentes gigantes para filmar seus artistas favoritos. Eles chamam de ‘cannon’ (/provavelmente um nome em referência aos fansites). Para o EXO, cada um dos membros tem mais de 100 dessas cannons em volta deles. O número de membros do fã-clube oficial do EXO – o EXO-L – no dia 13 de agosto de 2016, alcançou 3.772.180 pessoas. [Isso é] maior que a população de Busan.
[N.T.: Busan é uma das maiores cidades da Coreia do Sul, e fica localizada no sul da península].

Mas na minha opinião, ser capaz de alcançar tanto sucesso deve significar possuir um talento que ninguém pode negar. Eu pedi ao SUHO para fazer uma auto-avaliação de seus dons e talentos naturais. Mesmo ali, suas palavras não mudaram: “Eu diria que meu talento é tentar o meu melhor e trabalhar duro em qualquer coisa. É o que as pessoas ao meu redor dizem, não eu.” O chefe do time de Relações Públicas da SM Entertainment, que estava perto dele, também concordou. “Ele realmente trabalha muito duro e é muito determinado. Ele é capaz de trabalhar sempre mais, então tem um efeito positivo nos integrantes do time. Ele toma conta dos membros muito bem e tem a função de liderá-los.”
Como ele poderia ser tão modesto e objetivo? Aquilo era muito profissional para serem creditadas como as palavras de um jovem de 26 anos. Quando eu tinha 26, eu não parecia estar pensando em nada.

É incomparável se olharmos só a idade. A carreira do SUHO começou mais cedo que a de um funcionário de escritório. Ele começou sua vida de trainee – um tipo de trabalho – um pouco antes do debut de DBSK (TVXQ). Ele passou sua adolescência superando os ensaios e a competição com uma intensidade diferente daquelas vividas por pessoas normais. Por fim, se tornou o eixo central da Onda Coreana. ‘O centro da Onda Coreana’ pode ter um detalhe importante, mas essa não é uma palavra impressionante se colocada próxima ao ‘EXO’.
Foi por isso que enquanto eu prosseguia com a entrevista -ou até mesmo agora enquanto escrevo isto – eu não consigo evitar estar surpreso com a diferença entre o SUHO na tela e o SUHO que eu conheci. O SUHO sentado na minha frente era muito sólido e uma pessoa muito simples para ser o líder de um grupo que esta surfando internacionalmente em uma popularidade enorme. Ele era modesto sobre seu sucesso, era objetivo sobre seu próprio talento e pensava mais sobre as responsabilidades que vieram com que ele tinha ao invés de se gabar disso.
Na pergunta “Como é ter tantos fãs?”, esta foi a resposta dele:
“Basicamente eu me sinto sempre grato. Mesmo sessões de foto como esta que estou fazendo agora, eu só acho que sou capaz de fazê-lo graças aos meus muitos fãs; Quando eu compro roupas que eu gosto e visto elas eu também consigo sentir a gratidão com relação aos meus fãs e especialmente pela chance de me tornar um modelo de capa de revista assim. Eu sou grato aos meus fãs. Eu acho que vivo tendo em mente o pensamento de que sou muito grato. Ter muitos fãs também significa que muitos estão me observando, então eu também sinto um grande senso de responsabilidade. [É] A responsabilidade de agir de forma exemplar.”

O modesto, objetivo e responsável SUHO, de fato, trabalha duro incessantemente. A comunicação com os fãs também é um resultado de seus esforços. “Nos últimos dias, eu ando anotando no meu celular frases populares que os fãs gostam, ou palavras que eles geralmente dizem. Assim, eu posso usar mais tarde quando for necessário.”
O próprio SUHO visita o fancafe do EXO ou o Bestiz? (um fórum de celebridades na internet). “Para ser sincero, sim. Eu checo todos eles. E as críticas também.”
Aguentar as críticas sem fundamento inundando a internet se tornou algo muito próximo do ‘destino’ de uma celebridade do século 21. Mas o método do SUHO de aliviar seu estresse também é moderado/modesto. “Se houvessem críticas muito extremas e/ou sem fundamento, eu iria ‘tirar print’/capturar a imagem da tela de todas elas e mostrar às pessoas ao meu redor. Porque as pessoas que me conhecem iriam ajudar a me confortar com palavras como ‘[Isso] Não faz sentido’, ‘Não preste atenção neles’. Eu alivio o meu estresse com coisas insignificantes, como sofrendo na academia, ou indo à um lugar com uma vista aberta. Indo num lugar aberto e espaçoso – sem ninguém por perto à noite – me ajuda muito a aliviar o estresse.”

O Kim Junmyeon de 26 anos de idade com certeza [ainda] tem a inocência de uma criança dentro dele. Ele vai para o exterior duas vezes por mês, mas não faz ideia de quantas milhas ele já acumulou. Ele tem um fandom enorme, e ainda assim leva consigo sua caixa de ‘Lego’ para construir no hotel no período da noite. Mas, independente do que aconteça, o SUHO do EXO ainda é um homem educado e criado pela rigorosa e minuciosa elite do sistema de Entretenimento [Coreano]. Na [pergunta] “Se você tiver que se apresentar à alguém que não conhece o EXO, como o faria?”, aqui está sua resposta:

——————–
Fonte: Esquire – Edição de Setembro de 2016
Trad-Ing: @LitteAriel13
Trad-PT BR: Suho Brazil | @SuhoBr
Não retire os créditos das fanbases!